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Vamos falar de Marketing Technology

28 fev 2019
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Em todas as conversas e discussões de que participo sobre tecnologia aplicada ao e-commerce, escuto uma discussão de dois lados. De um, temos a área de tecnologia inconformada com as vontades da área de marketing de performance em encontrar soluções de tecnologia no mercado para aumentar vendas.

Já do outro, a área de marketing inconformada com a velocidade da área de tecnologia e a falta de entendimento da importância que aquela solução tem para sua área. Em 99% dos casos, o problema é o mesmo: o desconhecimento de ambos os lados da área de Marketing Tech.

Já sentei de vários lados da mesa, uma vez que fui provedor de tecnologia, CTO e responsável pela área de negócios, mas demorei também para entender os conceitos de marketing tech e como eles funcionam no ambiente de governança de tecnologia de uma organização.

Marketing Techonology (ou Martech) é a mistura de conceitos de tecnologia e marketing em soluções e processos utilizados no dia a dia de qualquer organização envolvida com e-business. A principal fonte de discussão aqui é que nenhum dos dois lados (áreas de marketing e tecnologia) pensa de forma organizacional para conseguir trabalhar juntos na estratégia digital de sua empresa.

Para piorar esse cenário, a quantidade de soluções que aparecem no mercado cresce de forma exponencial, com soluções que transitam nos dois extremos do espectro. Existe um desenho que mostra exatamente com o que estamos lidando. Acesse-o através do link http://ow.ly/bl5s3059wUP, uma vez que ele é muito grande e detalhado para conseguirmos colocá-lo na revista de uma forma que seja compreensível para vocês, leitores.

Publicidade & Promoção, Conteúdo e Experiência, Social, E-commerce, Dados e Gestão são apenas os temas que envolvem essa enxurrada de soluções. Para piorar, não existe maturidade suficiente nos cursos que formam os profissionais de tecnologia e de marketing que unifiquem uma visão e tragam a discussão mais importante para a mesa: qual a cultura e os valores da empresa?

Respondendo a essa pergunta, os gestores de ambas as áreas conseguirão ter o norte necessário para trabalhar em harmonia e desempenhar o melhor papel necessário. A resposta a essa pergunta ajudará você a definir:

Devo internalizar a gestão de performance do meu e-commerce ou não?
Que área é responsável por Analytics?
Quem escolhe as plataformas dos canais que trabalhamos (exemplo e-mail marketing)?
A área de TI deve desenvolver as soluções de suporte para marketing internamente ou contratar externamente?
Essas são algumas das perguntas que sempre aparecem nas discussões que citei no começo deste texto. E para piorar a situação, a maioria das empresas entende que uma mudança de organograma resolverá tudo, ou até mesmo criar áreas para cada tema de Martech. Por favor, não faça isso sem antes responder àquela pergunta inicial e levar em consideração os seguintes pontos (de quem já quebrou a cara algumas vezes).

Existe um processo natural de maturidade da sua empresa que não pode ser acelerado com projetos, dinheiro ou tecnologia;
Ou seja, é muito provável que a forma como são feitas as coisas hoje será alterada em alguns anos;
Toda empresa tem sua filosofia e seus valores internos, e são eles que deverão guiar suas decisões. Por exemplo, se você é do varejo físico, mas vê o e-commerce como mais um canal de vendas, siga essa filosofia. Se você entende que o e-commerce é o futuro de varejo como um todo, abrace essa ideia;
Não existe resposta certa, existe aquele modelo que funciona para sua empresa;
Start-ups conseguem entregar excelentes soluções para marketing tech;
Velocidade de entrega é crucial no e-commerce;
Você não vai conseguir fazer tudo sozinho!
Existem muitas soluções simples e gratuitas que podem ser feitas por uma pessoa com bons conhecimentos em desenvolvimento front-end, extração e organização de dados em banco de dados e conhecimento sobre como os principais canais digitais (exemplo, Google e Facebook) funcionam. Além disso, todo esse conhecimento está disponível online. Pesquise muito antes de sair fazendo as coisas.

Você, gestor de Marketing, estude e pesquise sobre os conceitos básicos de desenvolvimento, integração e dados – isso é obrigatório na sua área de atuação, e seu colega de tecnologia é a melhor pessoa para ajudar nisso. Gestor de Tecnologia, além dos milhões de assuntos novos que surgem em COMO fazer as coisas, pare para estudar também O QUE é necessário para a empresa crescer, e seu colega de marketing é a melhor pessoa para te ensinar isso.

Fonte: E-commerceBrasil
Link para matéria:https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/vamos-falar-de-marketing-technology/